sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A ESPERA COMO ELA É

*Aviso: post longo!
Faz um bom tempo que tenho sentido uma certa indignação com a forma que o meio evangélico tem abordado os relacionamentos românticos (namoro, noivado, casamento, e inclusive a evitada espera). Já até tive vontade de escrever um livro sobre a minha experiência, porque eu tenho visto que as editoras cristãs publicam muitos livros que criam expectativas muito difíceis ou impossíveis de serem alcançadas. Tenho amigas e amigos muito queridos que, solteiros ou casados, têm experiências diferentes, cada uma mais linda que a outra.
Acho que está na hora de sermos mais sinceros uns com os outros sobre esse assunto. Precisamos compartilhar como é de verdade toda essa experiência de busca e espera pela pessoa com a qual iremos dividir o resto das nossas vidas. Temos que perder a vergonha e o falso moralismo, e mandar a real sobre as dificuldades, ansiedades e questionamentos que tudo isso traz.
Por isso resolvi escrever a respeito desse assunto aqui no blog. Espero que, ao compartilhar minha experiência, eu possa encorajar você a também contar sobre a sua. 
Bom, vamos por partes.
Eu passei uma boa parte da adolescência lendo sobre namoro cristão, corte, pureza, e a pessoa escolhida de Deus pra mim. Eu inclusive escrevia diários sobre isso, sobre como eu queria que fosse, orações sobre meu futuro marido, e cartas para ele. Não acho que essas coisas foram desperdício de tempo. Mas apesar dessas teorias serem lindas, eu não aprendi muito a respeito da realidade dessa espera através desses livros.  
A verdade é que a espera é difícil, confusa, solitária e muitas vezes desesperadora. 
Durante meu processo de busca, eu passei por várias fases. Em cada uma delas eu falava coisas diferentes pra mim mesma, muitas vezes tentando me enganar.
Fase 1) "Deus já me mostrou que tipo de homem eu vou casar. E quando ele aparecer eu vou simplesmente saber que é ele!" Sobre isso digo o seguinte: meu marido não é como eu imaginei que seria, e dou DOU GRAÇAS A DEUS TODOS OS DIAS POR ISSO! Ao longo do caminho conheci meninos que pareciam se encaixar naquilo que eu erroneamente sonhava, mas nenhum deles me fez sentir do jeito que eu sonhava me sentir. Eu precisei abrir mão das minhas pré-concepções pra encontrar meu amor.
Fase 2) "Ah, tudo bem se eu não casar, tem gente que casa e é infeliz, e eu conheço muitos solteiros felizes" - Eu estava mentindo pra mim mesma! No meu coração, bem lá no fundo, não estava tudo bem coisa nenhuma, eu queria mesmo era casar! Não, não estou dizendo que casamento traz a felicidade, e que só é feliz quem casa, mas eu, a Jeise, queria muito encontrar aquela pessoa. Quando eu entrei nessa fase de dizer que não tinha problema eu ficar solteira pro resto da vida, era porque eu tinha vergonha de admitir que havia algo faltando.
Fase 3) "Quem sabe se eu for mais fiel, 'santa', focar mais em honrar a Deus, Ele vai ver que eu mereço e estou pronta" - Mega nada a ver! Deus não faz esse tipo de troca, é tudo graça, e ponto final! Mas existem muitas linha por aí ensinando esse tipo de pensamento. Até já me disseram depois do meu casamento: "Que linda a história de vocês! Tá vendo, quando a gente honra e espera em Deus, Ele nos recompensa e é tudo perfeito". Minha resposta: "É tudo graça minha amiga! Nós fomos bem impacientes e ansiosos e mesmo assim Deus foi bom com a gente!" É claro, devemos focar em Deus! Mas devemos querer fazer isso simplesmente pela presença de Deus em si. Não por alguma outra recompensa. A recompensa é o próprio Deus! E esta é dada em qualquer fase da vida.
Fase 4) "Quer saber? O próximo que demonstrar qualquer interesse por mim, eu namoro! Caiu na rede é peixe. Vai ver eu é que sou muito seletiva." - E não é que aconteceu? O pior é que não cometi esse erro somente uma vez não. Namorei caras errados para mim. Sofri à toa em relacionamentos que eu tinha certeza que não eram certos. Deus é tão bom, que aprendi muito com essas experiências, mas mesmo assim, foi o meu pensamento errado dessa fase que me levou a passar por traumas que eu poderia ter evitado.
Fase 5) "Já que vou ficar solteira mesmo, vou embora pra outro país, virar missionária, e viver pelos outros" Maior mentira! Em todos os trabalhos, projetos, encontros, missões, retiros, acampamentos, e viagens das quais participei, meu radar estava mega acesso pra ver se talvez o meu prometido estaria lá! kkkkkkk Mas se alguém me perguntasse na época, eu juraria de pé junto que não! Eu estava lá sem nenhum interesse nessas coisas!
Fase 6) "Quem sabe se eu fosse mais magra, mais pretendentes interessantes apareceriam." Aposto que tem muita menina gordinha que se sente assim. E nesse caso, um cliché pode ser bem aplicado: Ele tem que gostar da gente como a gente é! Meu marido me conheceu mais gordinha, e se apaixonou... durante o noivado emagreci... e depois do casamento engordei tudo de novo! E ele não comenta, não reclama, essa jornada pela aparência ideal é totalmente pessoal, e seu cônjuge não pode pressionar você a mudar. O amor verdadeiro realmente vai além disso tudo! 
Fase 7) "Quer saber? Eu não fui feita pra ficar solteira. Eu quero casar, e vou me casar." Nessa fase comecei a ser mais sincera comigo mesma, com os outros, e especialmente com Deus. Foi a fase que me trouxe para onde estou. Pode soar estranho, porque parece que eu tomei o controle da situação e não "esperei" de fato aquilo que Deus tinha pra mim. Mas o que eu aprendi nesse período foi que, sim, Deus é soberano, nada foge do Seu controle, entretanto, casamento é uma decisão como muitas outras que tomamos. Decisão muito importante, com certeza, só que não deixa de ser uma decisão. Eu decidi não aceitar o pedido de casamento de outros namorados, e eu decidi terminar outros relacionamentos que tive. E assim eu também decidi aceitar o pedido de casamento que o Antonio fez para mim no primeiro dia do nosso namoro no ano passado. 
Depois de cada uma dessas decisões eu tive muitas dúvidas, inclusive durante os preparativos do meu casamento. O ser humano é assim, lá no fundo dá aquele frio de barriga, e você pergunta a Deus todos os dias se é isso mesmo que você deve fazer. Essas coisas ninguém posta no facebook, e relacionamentos são sim muito difíceis. Mas é uma decisão diária de ficar com aquela pessoa que você aceitou e escolheu amar pro resto da sua vida. 
Quando o Antonio apareceu e eu rejeitei ele no inicio. Eu era travada, preconceituosa, e achava que qualquer cantada era safadeza. hahaha Ele sempre me lembra que no primeiro dia que eu o vi eu disse que ele tinha cara de malandro. Olha que mau-educada eu fui! Ainda bem que ele achou graça disso e me deu mais uma chance. Eu também resolvi dar a ele mais uma chance, e me abri um pouco, depois que eu o conheci mesmo, e formamos uma amizade firme, me apaixonei e percebi que ele tinha muitas características especiais que talvez antes eu não teria notado se eu estivesse nas outra fases acima. 
O resto é história ... namoramos, noivamos, casamos, me mudei, e MUDO todo dia. A gente decide ficar junto todos os dias, a gente decide se amar todos os dias, a gente decide se respeitar todos os dias, a gente decide fazer as pazes sempre que briga. Meu marido realmente é um grande presente de Deus e eu o amo demais! Não imagino mais minha vida sem ele!
Eu não acredito que exista uma pessoa certa pra gente no mundo. Eu acho que Deus nos dá capacidade de escolher e fazer dar certo, com a ajuda de Jesus, todos os dias. Dessa forma, a homem com quem me casei se tornou o homem certo para mim, o grande amor da minha vida, e a única pessoa com quem eu poderia dividir o resto da minha vida!
Se você sobreviveu e leu até aqui, muito obrigada! Compartilhe também, de alguma forma, a realidade da sua espera atual ou passada. Mas antes de mais nada, seja sincero(a) consigo mesmo(a)!


Créditos da foto: Aline Kaehler Photography: http://www.kaehlerphoto.com/

2 comentários:

  1. Acho que é isso mesmo que você disse. Eu conheci o Herbert praticamente instantaneamente com minha conversão. Eu não tinha pré conceitos e nem sonhos bíblicos. Só que com o passar do tempo e mais íntima de Deus, questionei e busquei saber os sonhos de Deus pra mim. Umas das coisas que fez diferença e faz até hoje é a percepção do nosso chamado ministerial sabe? Eu vejo meninas que casam com caras que não curtem trabalhar na igreja, ou ao contrário, e o casamento complica. Deus tem o melhor pra nós e tbm concordo que temos que decidir casar com a pessoa amada todos os dias. Como seus pais dizem, seguir casando dia após dias. Que Deus abençoe nossos casamentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar May! Com certeza ter os mesmos objetivos, inclusive ministeriais, é essencial! Que Deus abençoe muito vc e o Herbert!

      Excluir